60 anos de história da McLaren
- Júlia Palomares Aro
- 14 de fev. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 14 de fev. de 2023
Conheça os pilotos que foram campeões pela equipe
Na última segunda-feira (13), a McLaren revelou seu carro para a temporada de 2023 da Fórmula 1, intitulado "MCL 60" ("McLaren 60"). O nome é uma homenagem aos 60 anos da marca, que foi fundada em setembro de 1963. Apesar disso, foi só depois de 3 anos, em 1966, que a McLaren disputou sua primeira corrida de Fórmula 1, o tradicional GP de Mônaco.
[Imagem: Reprodução/@mclaren via Instagram]
Nesse tempo, 12 campeonatos de pilotos foram ganhos por 7 nomes diferentes, saiba quais foram:
Emerson Fittipaldi
Em 1974, o brasileiro Emerson Fittipaldi se tornou o primeiro a vencer um campeonato de pilotos pela McLaren. O título veio com uma margem de 3 pontos em relação a Clay Regazzoni, e foi o segundo de Fittipaldi, que o havia conquistado pela primeira vez em 1972, pela Lotus. Além do título de piloto, em 1974, a McLaren também conquistou o título de construtores, pela primeira vez.

[Imagem: Reprodução/ge]
James Hunt
James Hunt venceu seu primeiro e único campeonato de pilotos em 1976, numa dramática e emocionante disputa contra seu principal rival nas pistas, Niki Lauda. A decisão veio só na última corrida, quando Hunt conseguiu abrir margem de 1 ponto em relação a Lauda e conquistar o título. A disputa foi retratada no filme "Rush: no limite da emoção".
[Imagens: Reprodução/F1]
Niki Lauda
Depois de de conquistado os campeonatos de 1975 e 1977 pela Ferrari, Niki Lauda mudou de equipe, foi para a McLaren e obteve seu terceiro título em 1984, se tornando o único a obter o títulos tanto pela Ferrari quando pela McLaren. No mesmo ano, a McLaren obteve o bicampeonato de construtores. O tricampeonato de Lauda aconteceu após a vitória numa disputa interna da equipe, entre Lauda e Alain Prost, decidida por meio ponto a mais na conta de Lauda.

[Imagem: Reprodução/Fórmula 1]
Alain Prost
Alain Prost conquistou três campeonatos de pilotos na McLaren. Em 1985, o piloto venceu o seu primeiro título, com grande vantagem de 20 pontos em relação ao vice-campeão, Michele Alboreto. No mesmo ano, a McLaren venceu seu terceiro campeonato de construtores. O segundo título de Prost veio em 1986, dessa vez, 2 pontos o separaram do segundo colocado, Nigel Mansell. Já no terceiro título, em 1989, a vantagem sobre seu maior rival nas pistas, Ayrton Senna, foi de 4 pontos. Mais uma vez, o título de campeão de pilotos de Prost veio junto ao título de campeão de construtores da McLaren. Na Williams, em 1993, Prost conquistou seu quarto título.
[Imagem Prost: Simon Bruty/ALLSPORT] [Imagem Prost e Senna: AFP]
Ayrton Senna
Ayrton Senna foi o último piloto brasileiro a obter o título de campeão da Fórmula 1 e o fez três vezes, em 1988, 1990 e 1991. O primeiro título veio com uma vantagem de 3 pontos sobre o seu maior rival nas pistas, Alain Prost, o segundo, também contra Prost, com vantagem de 7 pontos, e o terceiro, dessa vez em contra Nigel Mansell, com uma vantagem de 24 pontos. Todos os títulos de piloto de Senna foram simultâneos a títulos de construtores da McLaren. Apesar de já ter conquistado campeonatos, Senna ainda não tinha a vitória m casa, isso até 1991, em Interlagos, quando ele ganhou com apenas a sexta marcha e muita emoção.
[Imagem 1: Edu Garcia/AE] [Imagem 2: Reprodução/ge]
Mika Häkkinen
Mika Häkkinen conquistou seu primeiro campeonato de pilotos em 1998, com vantagem de 14 pontos em relação a Michael Schumacher, que já tinha dois títulos na conta (1994 e 1995). O título de piloto de Häkkinen foi acompanhado pelo de construtores da McLaren, o último da equipe até agora. O bicampeonato de Häkkinen veio no ano seguinte, em 1999, quando, na última corrida, o piloto abriu 2 pontos de vantagem em relação a Eddie Irvine, da Ferrari.

[Imagem: Reprodução/McLaren]
Lewis Hamilton
Em 2008, Lewis Hamilton, conquistou seu primeiro campeonato de Fórmula 1. Em Interlagos, sob chuva, Hamilton ultrapassou Timo Glock na última volta e garantiu a quinta posição, que foi suficiente para fazê-lo terminar o campeonato com 1 ponto a mais que o vencedor da corrida, Felipe Massa. Depois disso, Hamilton continuou na McLaren por mais 4 anos, mas foi só após sua ida à Mercedes, em 2013, que ele voltou a conquistar campeonatos e, mais tarde, se tornou heptacampeão.

[Imagem: AP]
Comentários