Há 62 anos, Ferrari venceu seu primeiro campeonato de construtores na Fórmula 1
- Júlia Palomares Aro
- 15 de jul. de 2023
- 4 min de leitura
Saiba como foi a conquista do primeiro campeonato da escuderia e confira as vitórias seguintes
Há exatos 62 anos a Ferrari conquistava seu primeiro título no campeonato de construtores da Fórmula 1. Depois desse, a equipe italiana ainda repetiu o feito 15 vezes, com títulos que vão de Phil Hill a Kimi Raikkonen, passando por grandes nomes do automobilismo, como Niki Lauda e Michael Schumacher.
Saiba como a Ferrari conquistou seu primeiro título e conheça todos os que vieram depois desse:
1961
O primeiro título da montadora italiana foi assegurado em 1961, mais especificamente, no GP da Inglaterra daquele ano. A vitória no campeonato de construtores aconteceu no mesmo ano da vitória de Phil Hill no campeonato de pilotos. Hill dirigia pela Ferrari, assim como seu principal rival na busca pelo título, Wolfgang Von Trips. Na penúltima corrida da temporada, que aconteceu em Monza, na Itália, Von Trips se envolveu em um acidente que tirou a sua vida e de mais 14 espectadores do evento. Hill conquistou o campeonato com 34 pontos, 1 a mais que Von Trips, que somou 33.
No campeonato de construtores, a Ferrari somou 5 vitórias em 8 corridas, o que resultou em 40 pontos para a equipe italiana, 8 a mais que a Lotus, que vinha em seguida no campeonato, com 32 pontos.

[Imagem: Reprodução/Ferrari]
1964
Em 1964, a Ferrari conquistou o bicampeonato de construtores somando 45 pontos em 10 corridas, 3 a mais que a segunda equipe do grid, a BRM, que somou 42 pontos. Na mesma temporada, John Surtees, que pilotava pela escuderia italiana, venceu o campeonato de pilotos.
1975
Depois de 11 anos, a Ferrari voltou a vencer no campeonato de construtores, que, mais uma vez, foi conquistado junto com o de pilotos. Nesse ano a equipe venceu o campeonato com 18,5 pontos de vantagem para a Brabham. Entre os pilotos, Niki Lauda conquistou o primeiro dos seus títulos com a Ferrari, o brasileiro Emerson Fittipaldi ficou com a segunda colocação.
1976
O tetracampeonato de construtores da Ferrari, diferentemente dos anteriores, não veio acompanhado do de pilotos. Enquanto a escuderia terminou a disputa com a McLaren, sua principal rival histórica na Fórmula 1, com 9 pontos de vantagem, Niki Lauda terminou o campeonato 1 ponto atrás de James Hunt, que levou a melhor entre os pilotos naquele ano.
1977
Em 1977 a equipe conquistou o campeonato sem nenhum aperto. A Ferrari concluiu a temporada com 95 pontos, enquanto a segunda colocada, Lotus, somou 62 durante o ano. Na mesma temporada, Niki Lauda conquistou seu bicampeonato tendo marcado 72 dos 95 pontos da escuderia.
1979
Depois de sofrer uma derrota na temporada de 1978 para a Lotus, a Ferrari voltou ao topo da classificação. Em 1979 a equipe conquistou 113 pontos em 15 corridas, 38 a mais que a Williams, vice-campeã da temporada. Mais uma vez, o título de pilotos veio junto ao de construtores e dessa vez foi conquistado por Jody Dawid Scheckter, que somou 51 pontos, 4 a mais de Gilles Villeneuve.
1982
Em 1982, a Ferrari venceu a McLaren no campeonato de construtores por uma curta vantagem de 5 pontos. Esse foi o heptacampeonato da escuderia. No campeonato de pilotos, a vitória não se replicou. Keke Rosberg quem conquistou a vitória, pela Williams.
1983
Nessa temporada, a Ferrari venceu a Renault com 10 pontos de vantagem, conquistando mais uma vez o campeonato de construtores. Dentre os pilotos, Nelson Piquet superou os da escuderia e conquistou o campeonato de pilotos.
1999
Depois de 15 anos fora da ponta da disputa, a Scuderia Ferrari voltou a conquistar campeonatos. Em 1999, a montadora italiana terminou a temporada com 128 pontos, 4 a mais que a McLaren. No campeonato de pilotos, entretanto, Mika Hakkinen, da McLaren, foi quem venceu.
2000
Em 2000 começou uma sequência de vitórias de uma combinação muito bem sucedida: Ferrari e Schumacher. A Ferrari dominou o campeonato de construtores com 170 pontos, 108 conquistados por Schumacher, que venceu o campeonato de pilotos, e 62 por Rubens Barrichello, piloto brasileiro.
2001
2001 foi uma versão melhorada de 2000 para a Ferrari. A equipe de novo venceu o campeonato de construtores, dessa vez com 179 pontos e Schumacher conquistou o bicampeonato na escuderia.
2002
Em 2002 as coisas foram ainda melhores para a montadora italiana. A Ferrari venceu o campeonato de construtores com 221 pontos, 129 a mais que a segunda colocada no grid (Williams), a maior vantagem que a Ferrari já havia tido. Neste ano, além de Schumacher ser campeão dentre os pilotos, Barrichello foi o vice.
2003
A disputa voltou a ser acirrada em 2003. A Ferrari venceu o campeonato de construtores com 14 pontos a mais que a Williams e Schumacher venceu o campeonato de pilotos com 2 pontos a mais que Kimi Raikkonen. Por pouco, mas ainda no topo.
2004
Em 2004, a Ferrari voltou a liderar com larga vantagem. No campeonato de construtores, a escuderia liderou com 262 pontos, enquanto a segunda colocada, BAR, somava 119. Entre os pilotos, Schumacher venceu e Barrichello ficou em segundo, ambos pela Ferrari.
2007
Em 2007, depois de dois anos dominados pela Renault e Alonso, a Ferrari voltou ao topo. A montadora venceu o campeonato de construtores com 103 pontos a mais que a BMW Sauber, segunda colocada da temporada, e Kimi Haikkonen venceu o campeonato de pilotos. Até hoje, Haikkonen continua sendo o último piloto da escuderia a vencer campeonatos dentre os pilotos.
2008
Foi em 2008 que a Ferrari conquistou o seu campeonato de construtores mais recente. Com 21 pontos a mais que a McLaren, a escuderia venceu seu décimo sexto campeonato. Entre os pilotos, Felipe Massa conquistou o segundo e Kimi Raikkonen o terceiro lugar no campeonato, que foi vencido por Lewis Hamilton enquanto dirigia pela McLaren.
Comentarios