top of page

Escultura "Nosso Senna", feita por Lalalli, ganha cada vez mais versões e repercussões pelo mundo

Obra do busto de Senna conquista carinho dos fãs, atenção da mídia e a promessa de ser reproduzida

Quando Neyde Senna, mãe de Ayrton, pediu à neta que fizesse uma escultura do filho, provavelmente não imaginava as proporções que isso tomaria. A obra intitulada “Nosso Senna” está instalada no Autódromo de Interlagos (Autódromo José Carlos Pace) desde novembro de 2022 e já recebeu milhares de visitantes desde então. Além dessa versão da peça, existem outras. Uma delas está no acervo do Vaticano, e as demais poderão, em breve, estar com os fãs do piloto.


Lalalli Senna é quem tem criado e recriado essa escultura. Em entrevista, a sobrinha do piloto revela que a recepção do público tem sido bem superior à esperada: “muito maior do que eu imaginei”. Além de televisionada no Brasil, a obra foi tema de notícias em mais de 100 países. Ainda assim, o mais especial para a artista foi a reação dos fãs. “O que eu achei mais especial é que os fãs do Ayrton agradeceram muito a escultura e se emocionaram, eu não imaginei que as pessoas tivessem esse desejo tão profundo, acho que atendeu uma coisa que a gente nem imaginou que seria tão importante”, conta Lalalli.


ree

Uma versão menor da escultura do busto de Senna está no Vaticano. A obra foi entregue diretamente ao Papa Francisco. Além dessa versão e da de Interlagos, outras serão produzidas. Lalalli Senna conta que, numa edição limitada, os fãs poderão ter o “Nosso Senna” em miniaturas de 39 cm. As obras artesanais ainda não estão prontas, mas, por enquanto, você pode cadastrar em lalalli.com caso queira fazer a pré-encomenda do item.


Não para por aí! Lalalli e a empresa Senna Brands estão estudando a possibilidade de outra edição do busto do piloto. Sobre sua colaboração com a marca, a artista adiantou ao box box boletim. : “a gente tá vendo com a Senna Brands de talvez fazer uma outra série, em resina, como se fosse meio que um colecionável. A gente ainda está estudando para ver as versões, talvez eu até compartilhe nas redes [sociais] algumas versões para as pessoas poderem escolher”.


O pedido de Dona Neyde


A escultura foi requisitada diretamente pela mãe de Ayrton Senna, Dona Neyde. Lalalli conta que ficou muito honrada com o pedido, e, ao mesmo tempo, com receio de não cumprir as expectativas. Ao final, Dona Neyde gostou da escultura antes mesmo que a neta, responsável pelo projeto. Aconteceram até discussões no percurso! “Ela gostou da escultura antes que eu estivesse totalmente feliz, e aí a gente começou a brigar, porque ela não queria que eu mexesse mais para não estragar e eu não queria parar de mexer porque eu queria deixar ela perfeita”, conta Lalalli entre risadas.

Ao final, as expectativas foram muito mais que cumpridas e a reação da avó muito melhor que a imaginada. A artista revela como foi o momento em que Neyde Senna viu o projeto finalizado: “quando ela viu essa última versão, ela ficou tão emocionada! Ela me agradeceu muito, chorou, foi… esse foi o melhor elogio de todos. ela amou, amou e ficou muito feliz”.


ree

"Nosso Senna" no Vaticano


Em 2019, uma das versões da escultura foi entregue ao Papa Francisco e, desde então, a obra do busto de Ayrton Senna está no acervo do Vaticano. O convite veio por meio de um dos representantes do Instituto Ayrton Senna na Europa, que disse à Lalalli que o Vaticano tinha interesse em receber a peça. Na época, a artista estava prestes a dar à luz o seu segundo filho, por isso não pode comparecer. Sua irmã, Bianca Senna, foi quem levou a escultura ao Papa, além de um capacete do piloto.


Sobre a ocasião, Lalalli conta: “eu não pude ir, então minha irmã Bianca foi entregar. Ele [Papa Francisco] reconheceu o Ayrton na hora, ficou emocionado, gostou, elogiou, e agora a peça faz parte do acervo do Vaticano. A gente tá muito feliz, foi uma coisa bem emocionante, que eu não esperava”.


ree

[Imagem: Reprodução/lalalli.com]


Reinauguração em Interlagos


A escultura “Nosso Senna” que está no Autódromo de Interlagos já havia sido inaugurada antes do último GP do Brasil de Fórmula 1, porém não da família Senna havia idealizado. Por isso, no último final de semana, o busto foi reinaugurado, dessa vez junto a um circuito interativo com QR Codes que contam a história do piloto. Lalalli conta que não tem palavras pra descrever a emoção de finalmente estar entregando a tão desejada escultura através do evento.


Na reinauguração, que aconteceu depois da reação de grande carinho do público pela obra, a artista se declarou impactada por tudo que tem recebido: “a maior emoção para um artista é que a nossa obra fale com o coração das pessoas, porque aquilo que eu senti dentro de mim, de alguma forma, passou para a obra e para as pessoas que estão olhando para a escultura”. Lalalli também conta que muitas pessoas conseguem de alguma forma sentir e falam que ficam emocionadas, que estão vendo o Ayrton olhando de volta, sendo esse o maior presente que a artista poderia receber.



Comentários


boxboxboletim.com

sua fonte de informações sobre o esporte a motor

  • alt.text.label.Instagram

©2025 por boxboxboletim.com

bottom of page